Luiz Barsi: conheça o maior investidor da bolsa de valores do Brasil

Por Redação Onze

Se você flerta com o mundo dos investimentos, em algum momento deve ter lido ou ouvido alguém falar em Luiz Barsi. O maior investidor do Brasil tem um histórico para lá de interessante e tem ensinamentos que vão mudar de vez a forma como você enxerga a sua maneira de investir dinheiro.

Diferente do que você pode imaginar, que um megainvestidor já começa com herança, um negócio próprio ou dinheiro aplicado em diversos fundos, Barsi mostra o contrário. Ou seja, que é possível fazer um caminho nada convencional e ter muito êxito.

Conheça neste artigo, a história de Luiz Barsi e como ele acumulou um patrimônio gigante aplicando dinheiro com uma filosofia muito particular!

Quem é Luiz Barsi

Luiz Barsi Filho é o maior investidor do tipo pessoa física no Brasil, há vários anos consecutivos.

Ele também é presidente do Conselho de Administração da Eternit, membro do Conselho Regional de Economia de SP (CORECON-SP) e do Conselho de Administração da Unipar/Carbocloro. Barsi também é formado em estrutura e análise de bancos, direito e economia.

Sua origem

Luiz Barsi nasceu em 1939 e é filho de imigrantes espanhóis, de origem humilde. Sua família morava em um cortiço no Brás, bairro central da cidade de São Paulo.  Ainda pequeno, ele perdeu seu pai quando tinha apenas um ano, o que aumentou as dificuldades financeiras de viver de sua mãe.

Neste contexto, Luiz começou a trabalhar como engraxate aos 9 anos, para ajudar nas despesas e sobreviver com a mãe, a muito custo.

Quando começou a investir

Nos anos 1960, Luiz Barsi começou a trabalhar em uma corretora e começou a investir o que sobrava do salário, em ações na Bolsa de Valores. Esse foi o passo fundamental que definiu a forma de Barsi fazer seus investimentos e aumentar o seu patrimônio exponencialmente.

Sua estratégia de investimento

A estratégia de investir de Barsi consiste no value investing, ou seja, traduzido para o português, investimento de valor. Na prática, Barsi aplica seu dinheiro em empresas de alto valor com retornos a longo prazo. Diferente do curto prazo, como especuladores da Bolsa de Valores fazem.

Basicamente, Luiz Barsi tem uma cartela de 12 empresas em que investe, e define seus investimentos, da seguinte maneira:

“Eu compro participações em empresas com bons projetos. Gosto de companhias tradicionais e só compro as ações quando os preços estão em queda, nunca em alta.”

Vale reforçar que Barsi apenas investe em ações na Bolsa, e considera outros tipos de investimento, ruins. O mesmo já declarou em entrevistas que considera a renda fixa como “perda fixa”, ou seja, o lucro obtido nesse modelo não vale a pena. E ele prova que conseguiu maiores e melhores resultados com ações.

Os maiores conselhos e ensinamentos de Luiz Barsi

A partir do seu histórico, Luiz Barsi traçou alguns fundamentos. Tais conselhos servem como direcionamento para qualquer pessoa que queira ser bem-sucedida, em menor ou maior grau que ele, em investimentos.

“Comece o mais cedo possível”

A experiência de Barsi de começar a investir desde cedo e trabalhar desde os 9 anos, o deu uma visão clara sobre o que ele precisaria fazer para chegar aos seus objetivos. Um deles era garantir sua aposentadoria sem ser pelo sistema público.

Ainda, esse conselho também criou em Barsi, uma consistência sobre quais caminhos seguir nas escolhas profissionais e de estudo que o levariam a seu patamar atual.

“Nunca pare de estudar”

No mundo dos investimentos, todo conhecimento é válido, já que toda informação sobre o mundo em geral pode servir como base para a escolha de uma ação. Seja na faculdade, lendo jornais, sites, conversando com experts em diversas áreas e fazendo cursos, estudar é prioridade para sempre crescer nos investimentos.

“Jamais perca a sua essência”

Esse é um ensinamento de vida que Luiz Barsi entrega para qualquer pessoa, em diferentes meios. Apesar de ter um patrimônio gigantesco investido, Barsi cultiva alguns hábitos e estilo de vida muito similares aos que ele tinha quando começou sua carreira na Bolsa.

Os trajes de Luiz são nada menos que calça jeans, sapato social simples e camisa de botão de manga curta, com óculos pendurado no pescoço e um relógio no pulso. Ou seja, não tem ostentação de ouro, prata e diamantes nas vestimentas dele.

Além disso, Barsi usa transporte público. Ele vai de metrô, do Tatuapé, zona leste de São Paulo, ao Anhangabaú, centro da cidade, onde tem seu escritório, de segunda a sexta.

Em outras palavras, ele age como qualquer pessoa que tem um emprego formal e muito dinheiro a menos do que ele tem na conta. Um ensinamento que pode ser interpretado como: não queira ser alguém diferente do que é, quando você chegar ao sucesso financeiro.

“Invista em empresas de valor e a longo prazo”

Barsi sempre buscou projetos de alto valor para fazer parte, como o próprio investidor diz, ele não investe em ações, e sim em projetos. A busca por empresas sólidas, que entreguem soluções sempre inovadoras para necessidades constantes, são prioridade na escolha de Barsi, para investir.

“Tenha paciência”

Não é possível erguer um patrimônio tão grande como o de Luiz Barsi, em pouco tempo. Por isso, ele indica que qualquer pessoa que queira ter sucesso em investimentos, tenha paciência.

É com paciência que você vai superar os altos e baixos comuns do mercado financeiro. Além de não desabar quando ver que as ações que acabou de comprar, despencaram. Em outro momento, elas podem subir além do valor que você investiu.

Em quanto está avaliada a fortuna de Luiz Barsi?

O patrimônio investido de Barsi está avaliado em aproximadamente 2 bilhões de reais. Uma quantia espantosa e que o colocou como o maior investidor individual do Brasil, por vários anos seguidos.

Tanto tempo de investimento, uma filosofia própria, além de estudo e atualização constantes, fizeram com que Luiz Barsi se tornasse um gigante da Bolsa de Valores brasileira. Além de uma excelente referência para crer que dá para você ter muito êxito em investimentos.

A Onze é uma casa de investimentos que gera patrimônio financeiro de longo prazo. Oferecemos experiência digital personalizada e simples, facilitando o seu acesso a produtos financeiros exclusivos a taxas justas. Confira nossos planos de previdência privada que investem em ativos diversos da economia!