Como melhorar a vida financeira e alcançar suas metas

Por Redação Onze

Como melhorar a vida financeira é o tema de diversos livros, palestras e vídeos na internet. Muitos desses conteúdos trazem fórmulas quase mágicas para quem deseja começar a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. 

No entanto, ainda que algumas dessas obras se tornem best-sellers, palestras estejam repletas de espectadores e vídeos tenham milhões de visualizações, não existe segredo, nenhuma solução guardada a sete chaves – o que não significa que seja impossível melhorar a sua relação com o dinheiro.

Para ser bem-sucedido financeiramente, é necessário dois elementos principais: organização e planejamento. Curioso para saber mais? Neste artigo, a gente destaca como melhorar sua saúde financeira a partir de sete passos fáceis de colocar em prática.

Como melhorar a vida financeira: passo a passo

O intuito aqui não é apontar uma fórmula para se tornar rico em alguns meses, o que seria uma meta bastante difícil de concretizar. Porém, vamos mostrar que tem como melhorar a vida financeira seguindo dicas simples. Vamos conferir?

1. Seja mais produtivo

Diversos motivos podem atrapalhar a produtividade de um colaborador em seu ambiente de trabalho. A falta de foco, a desmotivação e estar na zona de conforto são alguns deles.

Seja a razão que for, está prejudicando o profissional de conseguir um desempenho melhor, atingir as metas organizacionais e, por consequência, melhorar a vida financeira através de uma promoção, aumento de salário, recolocação ou bonificações.

A saída é encontrar o mais rápido possível a causa para essa ausência de comprometimento e atacá-la para retomar a alta performance. 

2. Invista em autoconhecimento

Para que você encontre as razões da sua queda de produtividade, é importante trabalhar uma habilidade chamada autoconhecimento.

Essa competência comportamental, para quem não conhece, faz com que passemos a entender melhor o que se passa em nosso interior, quais são nossas crenças, limitações e objetivos.

3. Desenvolva hábitos saudáveis

O autoconhecimento também colabora no desenvolvimento de hábitos financeiramente saudáveis, uma vez que nos leva a organizar planos de ações para a realização de nossos sonhos.

Afinal, quando sabemos quais são nossas prioridades, fica muito mais fácil controlar o dinheiro. Em consequência, conseguimos gastar menos, poupar a quantidade certa por mês e escolher as opções de investimento que melhor combinam com as nossas necessidades.

4. Planeje o amanhã

Não tem como melhorar a vida financeira do dia para a noite, a não ser que você ganhe um valor substancial na loteria, em um golpe de sorte. Ainda assim, a falta de planejamento pode colocar tudo a perder.

Por isso, uma ótima maneira de ter uma relação mais saudável com o seu dinheiro é estabelecer objetivos factíveis a curto, médio e longo prazo.

Quando se tem perspectivas reais, é possível se programar para cumprí-las, destinando a quantidade ideal do seu orçamento para cada meta.

5. Esteja protegido contra eventualidades

Ainda que se planeje o amanhã, nunca se sabe o que pode acontecer em termos de imprevistos, não é verdade? Estar protegido contra eventualidades também é uma forma de melhorar a vida financeira mesmo que o retorno não se dê de maneira imediata.

Pode ser que você nunca precise recorrer à sua reserva de emergência ou acionar algum tipo de seguro, mas, caso necessite, é melhor ter do que não ter.

O valor da mensalidade de um seguro habitacional, por exemplo, é muito menor que os custos que você teria que arcar caso um raio danificasse os aparelhos domésticos da sua casa e não tivesse cobertura para sinistro.

6. Busque o equilíbrio

Ter sucesso na vida financeira não significa abusar das horas extras e levar trabalho para casa todos os dias. Não somos robôs e o caminho para a felicidade é o equilíbrio entre vida privada e profissional. 

7. Pense na sua qualidade de vida

Se transformar em um workaholic pode trazer consequências sérias para a sua saúde, como, por exemplo, estresse e ansiedade. Por isso, não esqueça de reservar uma parte do seus dias para relaxar, desopilar e curtir um pouco o tempo fora do expediente. 

Por que melhorar a vida financeira?

Algumas pessoas podem atribuir a melhora da vida financeira com a ambição de riqueza, por exemplo. Quando, na verdade, essa é apenas uma das consequências possíveis de se ter uma relação mais saudável com o dinheiro.

O foco, no entanto, deve ser a realização dos seus sonhos. A saúde financeira proporciona que seus objetivos sejam concretizados com mais tranquilidade.

Ao aprender como melhorar a vida financeira, você organiza as contas a pagar, faz uso mais consciente do dinheiro e se permite definir e alcançar metas.

Planeje uma vida financeira melhor

Pensar no futuro agora para ter mais tranquilidade e segurança no amanhã: é esse que deve ser o foco de quem deseja melhorar sua relação com o dinheiro.

Falando em futuro, o que você acha de começar a projetar a sua aposentadoria imediatamente?  Planejar uma vida financeira melhor também significa estar preparado para o momento em que decidir parar de trabalhar.

Nesse sentido, investir na previdência privada pode ser a melhor saída. Na Onze, é possível encontrar planos personalizados, tanto para as empresas quanto para os profissionais.

O nosso aplicativo oferece todo o suporte necessário para que o usuário consiga acumular o patrimônio necessário no prazo estipulado. Sempre com ações customizadas e que se adequam ao seu perfil. 

Não perca mais tempo: visite o site da Onze, entre em contato com nossa equipe e invista em previdência privada corporativa.